Receita de Pão de Queijo Tradicional

Receita de Pão de Queijo Tradicional

COMPARTILHE

Explore conosco o delicioso mundo dos pães de queijo!

Essa receita de Pão de Queijo Tradicional é ótima, você vai querer fazer sempre.

Acompanhe desde a preparação da massa desse quitute brasileiro, até o momento em que os irresistíveis pãezinhos dourados saem do forno. O pão de queijo fica macio por dentro e levemente crocante por fora.

Uma delícia!

!!!

Ingredientes:

240 ml de leite

90 ml de água

90 ml de óleo de Girassol ou outro de sua preferência

10g de sal

300 g de polvilho azedo

150 g de polvilho doce

110 g de ovo – 2 ovos

300 g de queijo parmesão

150 g de queijo provolone

Modo de Preparo:

1. Em uma panela, coloque o leite,  água, óleo e o sal. Mexa para dissolver o sal e leve ao fogo para ferver essa calda.

2. Em uma bacia, adicione o polvilho azedo e o polvilho doce. Mexa para misturar os dois tipos de polvilho.

3. Assim que a calda ferver, despeje-a sobre os polvilhos na bacia. Mexa com a calda ainda quente até que o polvilho absorva toda a calda. Deixe a mistura esfriar.

4. Assim que esfriar, adicione os dois ovos em um pirex e bata para misturá-los bem. Separe 110 g dessa mistura de ovos e despeje sobre a massa de polvilho. Com as mãos, misture bem o ovo na massa até obter uma massa homogênea. Esse processo leva aproximadamente 15 minutos, pois é necessário misturar muito bem.

5. Adicione o queijo provolone à massa e mexa por cerca de três minutos. Em seguida, adicione metade do queijo parmesão e mexa por mais 3 minutos. Finalize com o restante do queijo parmesão e misture por mais uns 3 minutos aproximadamente.

6. Preaqueça o forno a 180 graus Celsius por 10 a 15 minutos. Enrole a massa em tamanhos iguais para que assem uniformemente. Não é necessário untar as mãos para enrolar, apenas lave as mãos para tirar os resíduos de massa. Se preferir, utilize luvas de vinil para facilitar essa etapa.

7. Leve os pães de queijo para assar no forno preaquecido a 180 graus Celsius por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até que fiquem dourados e crocantes.

8. Retire os pães de queijo do forno e deixe esfriar um pouco.

Agora é só saborear os deliciosos pães de queijo preparados com muito carinho!

Notas:

1 – Ideal usar luvas de vinil ao sovar a massa e ao enrolar os pães de queijo, pois evita que a massa grude nas mãos, tornando o processo mais fácil e eficiente.

2 – Não é necessário untar a forma para assar os pães de queijo.

3 – Se desejar um pão de queijo mais crocante, reduza a quantidade de água para 200 ml.

4 – O processo de adicionar o queijo em várias etapas durante a preparação do pão de queijo é para garantir uma distribuição diferenciada e uma textura aprimorada. Ao fracionar o queijo, permite-se que ele seja gradualmente incorporado à massa, garantindo que os adicionados nas primeiras etapas se misturem completamente, proporcionando sabor a cada mordida. Já os que são adicionados por último, deixarão pequenos fragmentos na massa, adicionando uma aparência atraente ao pão de queijo após assar. Além disso, ao saborear, esses pedacinhos residuais proporcionam uma experiência sensorial mais rica, onde é possível apreciar melhor o sabor do queijo em diferentes momentos. 

Assista o vídeo com o passo a passo da receita de Pão de Queijo Tradicional.