Pão de Queijo Mineiro | Receita com Polvilho Azedo

Pão de Queijo Mineiro | Receita com Polvilho Azedo

COMPARTILHE

A diferença na receita desse pão de queijo Mineiro começa pela forma de medir, em Minas muitos utilizam copos para medir os líquidos, e a quantidade de ovo usada é até que a massa chegue no ponto.

O queijo também é um diferencial, pois o queijo mais usado em Minas para fazer pão de queijo é o queijo Meia Cura.

Essa receita foi feita com Polvilho Azedo e Queijo Meia Cura.

Receita muito fácil, simples e o pão de queijo fica delicioso.

O resultado é de um pão de queijo com um miolo mais aerado, crocante por fora e de maior expansão.

Durante a receita falo do rendimento e no final mostro como fazer o congelamento.

♡!!!

Ingredientes:

140 g leite – quantidade um pouco acima do meio do copo.

80 g de água – quantidade necessária para completar o copo de leite mencionado acima, os dois juntos completam um copo certinho (veja no vídeo).

110 g de óleo – quantidade até o meio do copo.

10 g de sal (ou a gosto)

500g de Polvilho Azedo

400 g de Queijo Meia Cura

3 ovos (o total usado nesta receita foi de 130 g de ovo) – ver detalhes no vídeo.

 

* Para facilitar para quem não tem balança, foi usado como medidor um copo de requeijão de 220 g para medir a quantidade dos líquidos.

 

Modo de Preparo:

1. Utilizando um copo de requeijão, encha-o até que o leite esteja acima do meio e complete com água (a quantidade de água é determinada pela quantidade necessária para completar o copo de leite até a borda), vire este líquido em uma leiteira. 

2. Em seguida preencha o copo de requeijão até a metade com óleo, adicione à mistura na leiteira, juntamente com o sal. Misture bem e leve ao fogo para ferver.

3.  Coloque o polvilho azedo em uma tigela e sobre ele despeje a calda fervente. Misture até incorporar toda a calda no polvilho, formando uma espécie de farofa.

4. Deixe a mistura esfriar até atingir uma temperatura abaixo de 50°C. É importante que esta farofa não esteja quente, para não atrapalhar a ação dos ovos, quando sentir que está morna já pode dar andamento à receita.

5. Bata os ovos e adicione na farofa. Nesta receita o ovo é o fator do ponto, por isso não coloque tudo, coloque uma parte, misture e depois se precisar é só ir colocando mais aos poucos, até mesmo depois de colocar o queijo, caso seja necessário.

6. Vire a massa sobre uma superfície plana para sovar, se desejar pode sovar na tigela mesmo, no entanto, sovar em um espaço plano é mais prático.

7. Ao sovar, a massa gruda na bancada, para evitar que isso ocorra você pode forrar anteriormente a bancada com um tapete de silicone ou usar uma bandeja rasa.

8. Acrescente o queijo meia cura à massa em três etapas, misturando bem entre cada adição.

9. Preaqueça o forno a 180 graus Celsius por 10 a 15 minutos.

10. Modele a massa em pequenas bolinhas, não é necessário untar as mãos com óleo para moldar. Disponha os pães de queijo em uma forma, também não é necessário untar a forma.

11. Leve ao forno preaquecido para assar por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar, na temperatura de 180°C.

12. Caso deseje separar uma parte da massa para congelar, faça as bolinhas, coloque em uma forma retangular e cubra com filme plástico.

13. Leve ao freezer e aguarde até que as bolinhas estejam congeladas.

14. Depois é só desenformar, colocar em um saquinho plástico, levar ao freezer novamente e retirar para assar quando tiver vontade de saborear um delicioso pão de queijo mineiro.

Notas:

1- O processo de adicionar o queijo em várias etapas durante a preparação do pão de queijo é para garantir uma distribuição diferenciada e uma textura aprimorada. Ao fracionar o queijo, permite-se que ele seja gradualmente incorporado à massa, garantindo que os adicionados nas primeiras etapas se misturem completamente, proporcionando sabor a cada mordida. Já os que são adicionados por último, deixarão pequenos fragmentos na massa, adicionando uma aparência atraente ao pão de queijo após assar. Além disso, ao saborear, esses pedacinhos residuais proporcionam uma experiência sensorial mais rica, onde é possível apreciar melhor o sabor do queijo em diferentes momentos. 

Assista o vídeo com o passo a passo da receita de Pão de Queijo Mineiro.